sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cidade Urgente - A notícia além das ondas do rádio

Estupidez

Na última sexta-feira, dia 20, o soldado do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, de Apucarana, Willian Pereira de Souza, 19, foi brutalmente executado em Rolândia. De acordo com o inquérito policial, o rapaz foi morto por engano. Segundo o delegado Pedro Lucena, Roberto Carlos Massola, 22 anos, conhecido como Tilapinha, seria o autor do homicídio. Segundo as investigações, a vítima teria sido confundida com outro rapaz que teria tido um envolvimento com a namorada do suspeito. O autor do crime está foragido. Ontem, se estivesse vivo, Willian seria promovido a cabo, mas a intolerância e o desrespeito tiraram dele o direto continuar vivendo. A sociedade precisa debater e exigir mudanças no Código Penal, sobretudo para crimes como esse. O triste mesmo é que punição alguma vai trazer a vida desse jovem de volta. Denúncias anônimas sobre esse caso podem ser feitas pelos telefones 181 e 197.

Imprudência

No último domingo, o morador de Cambé, Jurandir Alves de Araújo, bateu com o veículo que dirigia na motocicleta de João Alves dos Santos. O acidente aconteceu, às 19h, na Rua Tupi, na Vila Oliveira. Ninguém se feriu, pois a moto estava estacionada. No entanto, o motorista não parou para realizar os procedimentos legais em casos de acidentes de trânsito. A vítima o seguiu e todos foram parar na sede do 15º BPM. Visivelmente embriagado, o motorista disse que não viu a moto estacionada. Ele afirmou ter bebido apenas uma cerveja, mas não era o que parecia. O motorista imprudente foi detido e encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante. De acordo com o artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista foi penalizado com a retenção do veículo, apreensão da carteira de habilitação sem a possibilidade de dirigir por um ano, além de ser submetido ao curso de reciclagem imposto pelo Detran. Segundo o Sargento Mazzucato, a imprudência deve resultar numa conta de R$ 5 mil. Bem feito. Eu acho é pouco!

Precariedade

Jurandir Alves de Araújo foi detido apenas com base no visível estado de embriaguez. Detalhe: a Polícia Militar de Rolândia não tinha, pelo menos naquele momento, nenhum etilômetro para realizar o teste do bafômetro. Os policiais se deslocaram até o Posto da Polícia Rodoviária para realizar o teste, mas o equipamento dos policiais rodoviários apresentou defeitos. Uma vergonha para Rolândia que revela o descaso da Secretaria de Segurança Pública com a cidade.

Flagrante

A Polícia Militar prendeu ontem, na Avenida das Palmeiras, Junio César Batista de Jesus, 20. Com ele foi apreendida uma nota de R$ 100 falsificada. O rapaz foi flagrado no momento em que tentava repassá-la em uma loja de produtos agropecuários. A suspeita é que o rapaz esteja envolvido na distribuição de outras notas falsas no comércio da cidade. Durante entrevista, Junio se defendeu e disse que recebeu a nota como pagamento por cinco dias de trabalho em uma empresa de Londrina. Cuidados básicos como observar a marca d´água e a aspereza do papel são fundamentais.

Violência geral

Tem causado pavor em todo cidadão os casos de violência em todo o Estado. Durante a semana, lamentavelmente, o delegado José Antônio Zuba de Oliva, 47 anos, e o servidor municipal Adilson da Silva, 42, foram brutalmente executados em um camping, em Shangri-lá, no litoral paranaense. Eu estava acompanhando de perto o trabalho de Zuba e posso afirmar que o tráfico de drogas estava sendo combatido no litoral. Pelo menos quatro marginais participaram das execuções. De todos os envolvidos, Francisco Diego Vidal Coutinho, 20 anos, fugitivo do 63º Distrito Policial de Niterói (RJ), foi preso no dia do crime. Dois ladrões, Felipe Tex e Paulo Nascimento, foram mortos pela polícia, na quinta-feira, durante perseguição que começou em Guaratuba e terminou em Joinville. O quarto criminoso envolvido, Paulo Tutancamon, conseguiu escapar. A verdade é que o litoral está servindo de esconderijo para quadrilhas, além de ser a rota do tráfico de drogas. A violência está cada vez mais perto de todo e qualquer cidadão. As lei precisam mudar. O sistema carcerário precisa ser reformulado. As fronteiras precisam ser vigiadas. Bandidos precisam ser rigorosamente penalizados. Chega, ninguém suporta mais tanta violência!

Saúde

A secretária de saúde, Tania Aroceno, confirmou presença no programa Cidade Urgente, na próxima segunda-feira. A entrevista está marcada para às 11h, na Rádio Líder FM. Envie sua pergunta e tire suas dúvidas. Você tem o direito e o dever de cobrar de quem é pago com dinheiro público para trabalhar em prol da população.

Contato

Na Rádio Cultura você fala comigo, ao vivo, durante o programa Cidade Urgente, através do telefone 3255-2276. Na Líder FM o atendimento ao ouvinte é feito pelo telefone 3015-3300. Você também tem a opção de enviar sua mensagem de texto pelo celular 8424-3061 ou através do endereço eletrônico cidadeurgente@hotmail.com

Obrigado pela audiência. Que Deus proteja você e sua família. Até o próximo encontro e boa semana.

Nenhum comentário: